Didática
Este trabalho tem como objetivo
analisar a Didática e sua importância na prática educativa e na formação do
educador investigando em pesquisa bibliográfica seus significados e o contexto
ao qual está inserido no trabalho docente. A Didática e a prática educativa
estão ligadas por elementos de organização de prática e teoria aplicada em sala
de aula no processo ensino-aprendizagem onde o professor precisa ficar atento à
sua metodologia no ensinar, assim levantar a importância da Didática para o
ensino e aprendizagem a partir das bibliografias dos autores Vera Maria Candau,
Piletti Claudino e José Carlos Libânio.
A Didática está inserida na Pedagogia e tem a
escola em todos os seus movimentos como o lócus para a ação pedagógica. A
Pedagogia, enquanto ciência da Educação, necessita de outras ciências como a
Psicologia, a Sociologia, a Biologia, a Filosofia, a História, entre outras,
para completá-la.
Para Candau a Didática é uma disciplina essencialmente
prática, pois a autora tenta situar o leitor
quanto à problemática na perspectiva da busca de uma formação de professores
que colabore para a construção de uma prática pedagógica transformadora.
Ressalta ainda que a partir da preocupação com a formação dos professores e os
rumos da Licenciatura vem realizando uma pesquisa sobre os Novos Rumos da
Licenciatura onde a formação de educadores, está passando por um momento de revisão
substantiva e de crise, em nosso país. Muitos são os motivos que provocam essa
situação. Entre eles podemos citar: o questionamento do próprio papel exercido
pela educação na sociedade, a falta de clareza sobre a função do educador e a
problemática relativa á redefinição do curso de pedagogia e das licenciaturas
em geral. (In. Candau 2008).
Para
Claudino a Didática é uma disciplina técnica que tem como objetivo específico a
técnica de ensino. A Didática Geral estuda os princípios, as normas e as
técnicas que devem regular qualquer tipo de ensino, para qualquer tipo de
aluno. A Didática específica estuda os aspectos científicos de uma determinada
disciplina ou faixa de escolaridade, analisando os problemas e as dificuldades
que o ensino de cada disciplina apresenta. Na antiga Grécia, eram chamados de pedagogos
os escravos que acompanhavam as crianças que iam para a escola. Hoje, pedagogo
é o especialista em assuntos educacionais e pedagogia. (In. Claudino, 2008).
Já Libânio demonstra a fundamental importância de ensinar na
formação humana para vivermos em sociedade. Estuda também os tipos de educação, a não
intencional, que se refere a influências do contexto social e do meio ambiente
sobre os indivíduos, e a intencional que se refere àquelas que têm objetivo e intenções
definidos. Podendo ser também, formal ou não formal, dependendo sempre dos
objetivos. A educação não formal é aquela realizada fora dos sistemas
educacionais convencionais, e a educação formal é a que acontece nas escolas. (In.
Libânio 1994).
8. Referências Bibliográficas
CANDAU, Vera Maria. (org.). Rumo a uma nova Didática. 19ª ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
CLAUDINO,
Piletti. Prof: titular da pontifícia. Universidade católica de Campinas (SP).
Cap.3 Pedagogia e didática. P.39-49. In.
Didática Geral. Editora Ática. 23ª. Ed.2008.9ª impressão.
LIBÂNEO,
José Carlos. Didática. São Paulo:
Cortez, 1994. – (Coleção magistério 2º grau, serie formação do professor).
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