sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Didática

Didática

Este trabalho tem como objetivo analisar a Didática e sua importância na prática educativa e na formação do educador investigando em pesquisa bibliográfica seus significados e o contexto ao qual está inserido no trabalho docente. A Didática e a prática educativa estão ligadas por elementos de organização de prática e teoria aplicada em sala de aula no processo ensino-aprendizagem onde o professor precisa ficar atento à sua metodologia no ensinar, assim levantar a importância da Didática para o ensino e aprendizagem a partir das bibliografias dos autores Vera Maria Candau, Piletti Claudino e José Carlos Libânio.
A Didática está inserida na Pedagogia e tem a escola em todos os seus movimentos como o lócus para a ação pedagógica. A Pedagogia, enquanto ciência da Educação, necessita de outras ciências como a Psicologia, a Sociologia, a Biologia, a Filosofia, a História, entre outras, para completá-la.
Para Candau a Didática é uma disciplina essencialmente prática, pois a autora tenta situar o leitor quanto à problemática na perspectiva da busca de uma formação de professores que colabore para a construção de uma prática pedagógica transformadora. Ressalta ainda que a partir da preocupação com a formação dos professores e os rumos da Licenciatura vem realizando uma pesquisa sobre os Novos Rumos da Licenciatura onde a formação de educadores, está passando por um momento de revisão substantiva e de crise, em nosso país. Muitos são os motivos que provocam essa situação. Entre eles podemos citar: o questionamento do próprio papel exercido pela educação na sociedade, a falta de clareza sobre a função do educador e a problemática relativa á redefinição do curso de pedagogia e das licenciaturas em geral. (In. Candau 2008).
Para Claudino a Didática é uma disciplina técnica que tem como objetivo específico a técnica de ensino. A Didática Geral estuda os princípios, as normas e as técnicas que devem regular qualquer tipo de ensino, para qualquer tipo de aluno. A Didática específica estuda os aspectos científicos de uma determinada disciplina ou faixa de escolaridade, analisando os problemas e as dificuldades que o ensino de cada disciplina apresenta.  Na antiga Grécia, eram chamados de pedagogos os escravos que acompanhavam as crianças que iam para a escola. Hoje, pedagogo é o especialista em assuntos educacionais e pedagogia. (In. Claudino, 2008).

Já Libânio demonstra a fundamental importância de ensinar na formação humana para vivermos em sociedade. Estuda também os tipos de educação, a não intencional, que se refere a influências do contexto social e do meio ambiente sobre os indivíduos, e a intencional que se refere àquelas que têm objetivo e intenções definidos. Podendo ser também, formal ou não formal, dependendo sempre dos objetivos. A educação não formal é aquela realizada fora dos sistemas educacionais convencionais, e a educação formal é a que acontece nas escolas. (In. Libânio 1994).
8. Referências Bibliográficas
CANDAU, Vera Maria. (org.). Rumo a uma nova Didática. 19ª ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
CLAUDINO, Piletti. Prof: titular da pontifícia. Universidade católica de Campinas (SP). Cap.3 Pedagogia e didática. P.39-49. In. Didática Geral. Editora Ática. 23ª. Ed.2008.9ª impressão.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. – (Coleção magistério 2º grau, serie formação do professor).

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